sexta-feira, 26 de julho de 2013

IAG-USP: Terceiro dia

* Formação e evolução estelar - Prof. Augusto Domineli


Giordano Bruno - estrelas eram sóis com sistemas planetários. Absurdo para a época.
No século 19, iniciam as medidas de brilho, distância e massa. Como consequência, mais adiante, vem a classificação espectral, o disgrama HR  e a sequência principal.

Luminosidade do Sol = 40 bilhões de megatons/segundo. A estrela Eta Carinae equivale, em luninosidade, a 5 milhões de sóis. O tempo de vida dependem da massa da estrela, o que também influencia na sua luminosidade. Estrelas grandes vivem "pouco"; as pequenas duram mais.

O nascimento de uma esttela se dá em uma nuvem de poeira e gás escura e fria. A Lei de formação das estrelas depende da massa inicial (pirâmide de estrelas), que tembém depende do tamanho da nuvem. Formam-se poucas estrelas massivas (ponta da pirâmide) e na sequência, mais estrelas de massas menores. Estrelas de massa maior que 100Msol se colapsam em buracos negros.

Estrelas de grande massa formam elementos ditos alfa: 12C + 4He = 16O; 16O + 4He = 20Ne e etc., até o 56Fe. Os elementos que não são múltiplos de quatro sção formados por capturas de nêutrons e por decaiemento beta.

A morte de uma grande estrela: queima elementos leves até o ferro, formando uma "bola de ferro"; quando a estrela não se sustenta, podendo atingir mais de 1 bilhão de graus Kelvin. Ela emite nêutrons, as camadas implodem e se dá a formação da supernova.

No Big Bang há a nucleossintese primordial: formação entre 1 a 100 segundos de 90% de H e 10 % de He. As estrelas formaram os demais elementos. Entre 10 e 100 milhões de anos após formaram-se muitas estrelas grandes (1a. geração).


* Estágios finais da evolução estelar - Prof. Jorge Horvath



Características das estrelas de acordo com a massa (relativas à massa do Sol);
- < 0,08 Msol = anãs marrons (estrelas "frustradas");
- entre 0,08 e 8 Msol = geram até carbono e oxigênio;
- entre 8 e 25 Msol = geran até ferro;
- entre 35 e 100Msol = buracos negros;
- acima de 100 Msol = limite natural.

No caso das anãs brancas, há o contraponto entre a gravidade (que tenta implodir a estrela) e a pressão interna, o que resulta num raio pequeno segurado pelo equilíbrio hidrostático.
Estrela de nêutrons: supermassivas, compactas e de grande gravidade.

Buracos negros: colapso de estrelas massivas, evidenciada pelo surto de raios gama. A borda é o horizonte de eventos.


Tarde
*A Via Láctea - Prof. Jacques Lépine



Medidas de distância na galáxia: por paralaxe (para as mais próximas) e pelo brilho (distantes). No final de 2013, será lançado o satálite Gaia, que poderá medir distâncias de estrelas até 2 kpc (quiloparsecs).

Basicamente, a Via Láctea é formada pelo disco (cuja coesaão é mantida pela gravidade), o bojo (com estrelas amareladas) e o halo (estrelas distribuidas esfericamente). Também há a barra, de tamanho de 6 kpc (a galáxia é classificada como espiral barrada). Tem diâmetro de aproximadamente 30 kpc. Mas há grande dificuldade de estudá-la, pois estamos dentro dela.

Composição da galáxia: estrelas (~ 100 bilhões), gás, raios cósmicos (partículas de alta energia) e campo magnético.

Meio interestelar (MI): com resto de supernovas, região HII (hidrogênio ionizado, ou seja, H+) e nebulosas planetárias (estrelas que no fim da vida ejetam, gases ionizados por partículas de alta energia).

No centro da galáxia há um buraco negro, cuja distância ao Sol é de 8,2 kpc, o que equivale, aproximadamente, a 24 quatrilhões de quilômetros!

* As Galáxias - Profa. Ruth Gruenwald



A astronomia extragalática vem já do século 18, com o catálogo de C. Massier. Ads galáxias são conjunto de estrelas e meio estelar (MI).

As galáxias apresentam diversas formas e tamanhos (de anãs a gigantes).

Hubble (1926) classificou-as pela forma: elipticas, lenticulares, espirais (com e sem barra) e irregulares.

- elipticas (E); classificadas de E0 a E7, sendo que a 0 é circular e 7 é eliptica;
- espirais (S): as normais (Sa, Sb, Sc) e barradas (SBa, SBb e SBc);
- irregulares (Irr): são assimétricas e com MI;

Propriedades:
- dimensões: de 0,1 kpc a 2 Mpc;
- luminosidade: de 2.10E5 Lsol até 10E12 Lsol;
- rotação: elipticas (baixa) e espirais (alta);
- massa: de 10E5 a 10E12 Msol;
- quantidade de MI;
- estrelas: jovens e velhas;

Galáxias próximas a nossa: Grande e Pequena Nuvem de Magalhães. Na velocidade da Nave Voyager (17 m/s), levaria 750 milhões de anos para chegar lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário