sexta-feira, 26 de julho de 2013

IAG-USP: quinto dia (e último)

Início da aula de Estruturas do Universo do Prof. Eduardo Cypriano.
Chegamos na sexta-feira, continua frio em São Paulo e está chegando ao fim o Curso de Extensão Universitária: Introdução à Astronomia e à Astrofísica, realizado no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP).

Pela manhã, as palestras versaram sobre o estudo do Universo, a Cosmologia. A primeira, do Prof. Eduardo Cypriano, foi intitulada "Estruturas do Universo", referindo-se às galáxias e seus comportamentos, aglomerados e composição. Já a segunda, do Prof. Ademir Lima foi propriamente sobre Cosmologia e o controverso assunto da matéria/energia escura. Atualmente, é aceito que o Universo seja composto por 18% de gás ionizado do meio intergalático, 2-3% de matéria luminosa e 80% de matéria escura.

A Cosmologia é matéria recente, tendo início Há 100 anos, aproximadamente. Inicia com Einsten em 1917 com a Relatividade Geral e o Modelo do Universo Estático, passando por Friedmann e o Big Bang, 1929 com Hubble, 1965 e a Radiação Cósmica de Fundo 3K e 1998 com o Universo Acelerado pela análise de supernovas.

Pela tarde, houve divulgação sobre o programa de Pós-Graduação do IAG/USP e por fim, a avaliação do curso.

Fica aqui o reconhecimento de um evento brilhantemente organizado, desde as aulas, passando pelo material, pontualidade e presteza de todos os envolvidos, além da troca de experiências com entusiastas da Astronomia de todos as regiões do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário