sexta-feira, 26 de julho de 2013

IAG-USP: quarto dia - visitas ao Radio Telescópio e Observatório

Visitas ao Radio Telescópio do Itapetinga (Atibaia) e ao Observatório Abrahão de Moraes na Serra dos Cocais (Valinhos)

Saindo pela fria manhã, a primeira parada foi no Rádio Telescópio do Itapetinga em Atibaia, a aproximadamente 1h15 de São Paulo. Itapetinga é o nome de um dos picos das montanhas que cercam o rádio telescópio, no bairro Ribeirão dos Porcos.

O rádio telescópio capta ondas de rádio advindas do espaço em dada frequência. E este telescópio não está exposto, sedo protegido por uma cúpula de lona. O diâmetro da antena é de 13,7 m. O custo atual da instação desta estrutura gira em torno de 1 milhão de reais, sengundo informações. O ideal é que todo o artefato fosse rodeado por montanhas, um escudo natural, a fim de reduzoir as interfereências das emissões de rádio  de fontes terrestres.

Foi mostrada toda a estrutura e a forma de captação, coleta e tratamento dos dados.

Pela tarde, o deslocamento foi até o Observatório Abrahão de Moraes, localizado na Serra dos Cocais, na divisa Valinhos-Vinhedos. Ele é cercado por mata nativa, com flora e fauna preservados
Nele há telescópios abertos à visitação pública e escolas. E eles estão em abrigos cujo teto pode ser aberto para a observação.

Um deles é usado no programa "Telescópio na Escola", onde dispondo de computador e internet pode-se controlar o teçlescópio de forma remota. Sobre o projeto: www.telescopiosnaescola.pro.br.

Este signatário (que estava com frio) e o a cúpula que abriga o Rádio Telescópio de Atibaia.

Rádio Telescópio de Atibaia.

Uma calorosa recepção quadrúpede.

Antena do Rádio Telescópio.

Um dos telescópios do observatório de Valinhos.

Este telescópio pode ser operado remotamente para observações em escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário