Saindo pela fria manhã, a primeira parada foi no Rádio Telescópio do Itapetinga em Atibaia, a aproximadamente 1h15 de São Paulo. Itapetinga é o nome de um dos picos das montanhas que cercam o rádio telescópio, no bairro Ribeirão dos Porcos.
O rádio telescópio capta ondas de rádio advindas do espaço em dada frequência. E este telescópio não está exposto, sedo protegido por uma cúpula de lona. O diâmetro da antena é de 13,7 m. O custo atual da instação desta estrutura gira em torno de 1 milhão de reais, sengundo informações. O ideal é que todo o artefato fosse rodeado por montanhas, um escudo natural, a fim de reduzoir as interfereências das emissões de rádio de fontes terrestres.
Foi mostrada toda a estrutura e a forma de captação, coleta e tratamento dos dados.
Pela tarde, o deslocamento foi até o Observatório Abrahão de Moraes, localizado na Serra dos Cocais, na divisa Valinhos-Vinhedos. Ele é cercado por mata nativa, com flora e fauna preservados
Nele há telescópios abertos à visitação pública e escolas. E eles estão em abrigos cujo teto pode ser aberto para a observação.
Um deles é usado no programa "Telescópio na Escola", onde dispondo de computador e internet pode-se controlar o teçlescópio de forma remota. Sobre o projeto: www.telescopiosnaescola.pro.br.
Este signatário (que estava com frio) e o a cúpula que abriga o Rádio Telescópio de Atibaia. |
Rádio Telescópio de Atibaia. |
Uma calorosa recepção quadrúpede. |
Antena do Rádio Telescópio. |
Um dos telescópios do observatório de Valinhos. |
Este telescópio pode ser operado remotamente para observações em escolas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário