sábado, 23 de julho de 2011

XX EREA - Pato Branco - 5º dia

Neste sábado tivemos o encerramento do XX EREA de Pato Branco em grande estilo, com a palestra do astronauta brasileiro Marcos Pontes, com lotação máxima do auditório da UTFPR. Muito saudado pelos presentes, Pontes deu uma demonstração de humildade, apesar de todo o sucesso que alcançou em sua carreira.

De origem humilde, nascido em Bauru em 1963, Marcos Pontes sempre teve o sonho de voar, e buscou a concretização deste sonho de maneira intensa, mesmo com o descrédito de alguns. Trabalhou desde jovem, conciliando os estudos em eletrônica. Nas horas vagas, visitava o Aeroclube local, conseguindo "carona" em alguns voos. Quando amuado por alguns incrédulos, recebeu de sua mãe o seguinte lema: para alcançar seus sonhos, estude, trabalhe, persista e faça mais do que esperam de você.

E ele persistiu. Prestou provas para ingressar na Academia da Força Aérea. Obteve aprovação. Depois de algum tempo, foi deslocado para Natal. Depois, para a gaúcha Santa Maria, inde casou e teve o primeiro filho (do casal que tem). Já formado, ingressou no ITA, em São José dos Campos, onde se formou Engenheiro Aeronáutico e como piloto de testes trabalhou nas Forças Aéreas dos EUA e da Rússia. Fez mestrado em Engenharia de Sistemas na Califórnia.

Em 1998, recebeu a informação que havia incrição para astronautas, pela Agência Espacial Brasileira e NASA, para a missão Centenário (de Santos Dumont). Depois de concorrida seleção, foi aprovado, indo para os EUA. A missão era russa, logo teve que aprender como funcionava os equipamentos e também o idioma. Tudo em 5 meses.

Em 2006 foi o ano em que Marcos Pontes foi para o espaço, literalmente. Saiu da mesma base onde Yuri Gagarin se transgormpu no primeiro homem que foi para fora da Terra, para se tranformar no primeiro brasileiro a estar no espaço.

Atualmente, ainda está a serviço do programa espacial nacional, e também presta consultoria nas áreas de engenharia e na área de desenvolvimento pessoal.

Ao fim da palestra, Marcos Pontes atendeu a todos os presentes, quer tirando fotos, quer autografando seus livros: "Missão Cumprida" e "É possivel". Uma grande lição de humildade, simplicidade e superação nos foi dada neste encerramento de EREA.

Fica aqui meu reconhecimento à Prof. Tina Andreolla, extensivo a todos os seus colaboradores, pela organização impecável do evento, que correu com eficiência e correção. Saudação a todos da cida de de Pato Branco pela hospitalidade e cordialidade. E que venham outros EREAS!

Veja algumas imagens do encerramento do EREA:

Marcos Pontes palestrando no encerramento do EREA.

Pontes deu um gra de exemplo de humildade e superação dos obstáculos.

Pontes autografando meu exmplar do "Missão Cumprida".

Prof. Tina Andreolla, que junto com seus colaboradores, organizaram o EREA de maneira impecável.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

XX EREA - Pato Branco - 4º dia

O quarto dia de EREA nos reservou muito frio e mais novidades para quem curte a Astronomia. Na primeira palestra, o Prof. Janer Vilaça, do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, de Foz do Iguaçu trouxe-nos a "Taxonomia do Universo", desvendando termos que, a princípio, parecem complicados.

Na segunda palestra, a Prof. Norma Teresinha Oliveira Reis, do Ministério da Educação (MEC) trouxe esclarecimentos sobre o site "Astronomia, Astronáutica e Ciências Espaciais" do Portal do Professor, que apresenta materiais de apoio para professores, além de links e noticias referentes à Astronomia.

Pela parte da tarde, ocorreu a oficina de contrução de relógios de Sol, sob a responsabilidade do Prof. Daniel Iria Machado, da Unioeste, de Foz do iguaçu. Após uma introdução teórica sobre os relógio solares, passou-se a parte prática, com a contrução de um relógio solar e de um analemático, relógio de haste reta que leva em consideração a latitude local e a correção da hora oficial com a hora solar verdadeira.

Em seguida, oficina sobre o uso de um planisfério, cedido aos professores, e o uso do software Stellarium, um planetário virtual.

Por fim, tivemos a apresnetação do "Show de Física", com os alunos de Iepê, coordenados pela Prof. Salete Battilani. Um belo espetáculo, mostrando que a ciência não é algo anacrônico, mas que pode ser apresentado de maneira clara e lúdica, sem perder o rigor científico.

E aproveitando o céu aberto, o Prof. Canalle deu uma pequena aula identificando algumas estrelas e constelações, como o Cruzeiro do Sul, Triângulo Austral e Escorpião, além de Saturno, obervado pelo telescópio.


Vela algumas imagens do penúltimo dia do XX EREA de Pato Branco.


Taxonomia do Universo: tema do Prof. Janer Vilaça, de Foz do Iguaçu.

Intervalo para o café e pose para a posteridade.

Prof. Norma Reis, do MEC, discorrendo sobre o Portal do Professor.

Oficina da construção de relógios solares. com o Prof. Daniel Machado, de Foz do Iguaçu.

Um analemático, uma variação de um relógio solar.

Nossos relógios solares em fase de testes...

Prof. Eduardo na oficina sobre planisférios e software Stellarium.

Momento do "Show de Física", dos alunos da Prof. Salete, de Iepê.

O EREA segue sendo notícia na região, como atesta esta reportagem do jornal Diário do Suidoeste.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

XX EREA - Pato Branco - 3º dia

Terceiro dia do XX EREA e o clima virou: depois de dois dias de sol, a chuva chegou e o frio veio junto. Mas nada que arrefecesse o ânimo para mais um dia de trabalho.

Na primeira hora, palestra do Prof. Marcelo de Oliveira Souza, da Universidade Federal do Norte Fluminense (de Campos-RJ), sobre o uso de novas tecnologias no ensino de Astronomia. Relatou experiências de interação de alunos com outros pelo mundo afora via Skype, ambientes virtuais como Second Life, vídeos da NASA disponíveis, planetários móveis, dentre outros.

A seguir, palestra da Prof. Dra. Tina Andreolla sobre a Raioastronomia, área promissora da Astronomia. Utiliza emissões de ondas de rádio emitidas por galáxias, puilsares, quasares, etc para, aliada à Astronomia Observacional, complementar estudos desta. E também podemos ouvir os "sons" emitidos pelos astros.

À tarde, oficina de montagem de foguetes com o Prof. João Batista Canalle, usando materiais de baixo custo, como canos de PVC, garrafas PET e papelão, basicamente. Primeiramente foi confeccionada a base de lançamento e depois o foquete, cujo lançamento foi devidamente testado no campo de futebol do campus.

Na tarde/noite, uma bela apresentação de teatro intitulada "Ombros de Gigantes". Executada por alunos da Escola Estadual Antônio de Almeida Prado, de Iepê (SP), bem coordenados pela Profa. Saletti Battilani. Sem dúvida, causou a todos ótima impressão, tanto a participação dos alunos, bem como o trabalho desenvolvido pela professora, que leciona Química e devido à participação em eventos como o EREA e a Olimpíada de Astronomia, tomiu gosto pela área e promove a divulgação da ciência entre seus estudantes. Tive a oportunidade de conversar rapidamente com a Profa. Saletti, saudando-a pelo brilhante trabalho devenvolvido.

Veja as imagens do terceiro dia de EREA Pato Branco:

Prof. Marcelo Souza na palestra sobre as novas tecnologias no estudo da Astronomia.

Prof. Dra. Tina Andreolla e a Radioastronomia.

Oficina de confecção de foguetes com o Prof. Canalle.

Este professor montando o foguete de garrafa PET (de um refrigerante de limão local, cujo nome não lembro...)

Foguete pronto, na base de lançamento: 3. 2, 1, fogo, ou melhor, água!

Abertura da peça teatral "Ombros de Gigantes", dos alunos de Iepê (SP).

Diálogo da peça "Ombros de Gigantes", cujo texto intercala assuntos astronômicos e experiências pessoais dos alunos.

Aluno interpretando Galileu, na fase do uso da luneta até o julgamento pela Inquisição.

Encerramento da peça.

Profa. Saletti Battilani, de brilhante trabalho desenvolvido em prol dos seus alunos e da Astronomia, e eu.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

XX EREA - Pato Branco - 2º dia

Tivemos mais atividades nesta quarta-feira, segundo dia do XX EREA, em Pato Branco (PR). Pela manhã, foram apresentados projetos de alunos de Ensino Médio e Superior da UTFPR, intitulados "Equipamentos para estudar o Universo e Espectro Eletromagnético e a Relação com a Astronomia, de Jonas Haskel, "Exploração da Estação Clima Espacial (CACE)", de Marco Antônio Bosse e "Seja um Caçador de ET", de Daniela Araldi.

No segundo momento, desenvolveu-se a palestra do Prof. Ricardo Pereira, da Universidade Estadual de Maringá, intitulada "Jogos de Tabuleiro: uma proposta pedagógica para o ensino e divulgação da Astronomia", mostrando diversas atividades lúdicas que podem ser realizadas em outras áreas do conhecimento.

Pela tarde, foram duas oficinas. Na primeira, versou sobre as distâncias entrte planetas no Sistema Solar numa tira de papel e comparação entre tamanhos dos planetas, com esferas montadas com jornal e papel-alumínio. Por fim, tivemos a oficina do Prof. Ricardo Pereira, Prof. Raquel Rocha e Prof. André Ponzoni sobre o uso de modelos planetários para exploração das estações do ano, dia e noite e eclipses.

Veja as imagens do 2º dia do XX EREA:

Pela manhã, projetos dos estudantes da UFTPR, como da aluna Daniela Araldi: "Seja um caçador de ET's".

Prof. Ricardo Pereira na palestra sobre jogos no ensino e divulgação da Astronomia.

Oficina da tarde, sobre dimensões do Sistema Solar.

Comparação dos volumes dos planetas.

Professores com seus "sóis", na representação em escala do Sistema Solar.
Prof. Ricardo Pereira na oficina  sobre o uso do planetário para explorar estações do ano, dia/noite e eclipses.

O EREA é destaque na imprensa local, como demosntra matéria do jornal Diário do Sudoeste.

terça-feira, 19 de julho de 2011

XX EREA - Pato Branco - 1º dia

Nesta terça-feira iniciou em Pato Branco, Paraná, a XX edição do Encontro Regional de Ensino de Astronomia, o EREA, nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). No primeiro momento, pela manhã, houve a cerimônia de abertura, com falas de autoridades locais, da Profa. Tina Andreolla (cooredenadora do evento) e do Prof. João Batista Canalle, organizador da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que a nossa escola participou mais uma vez neste ano. Em sequência, houve a oficina de montagem do galileoscópio, pelo Prof. Canalle.

Após o intervalo para o almoço, realizou-se a oficina "Observando Manchas Solares", ministrada pelo Prof. Bertoldo Schneider Jr., da UTFPR-Curitiba, com obervação do Sol e das suas manchas. Por fim, a oficina "AstroJogos: AstroTwistter", pela mestranda Juliana Romanzini, do Planetário de Londrina. Foram demosntrados atividades e jogos que podem ser realizados por alunos dos ensinos fundamental e médio, com aplicação na Astronomia ou em outras áreas.

Veja a sequência de imagens.

Prédio principal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, às magens da rodovia PR-469.

Abertura do evento: coma palavra o Prof. Canalle.

Profa. Tina Andreolla, coordenadora do XX EREA, em entrevista à TV local.

Prof. Canalle na oficina da montagem do galileoscópio.

Observação do Sol e manchas solares, na oficina do Prof. Bertoldo Schneider Jr.

Este modesto professor na observação do Sol.

Oficina realizada no ginásio do campus, sobre AstroJogos.

Jogo intitulado "AstroTwistter", disposto na quadra do ginásio: montagem de baixo custo e fácil aplicação.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ensino de Astronomia - 3°. anos: painel dos astrônomos

Está em desenvolvimento nas turmas dos 3°. anos do Ensino Médio o projeto de ensino de tópicos de Astronomia durante a disciplina de Física, por intermédio do prof. Alex. Dentre as atividades, está a confecção de painés sobre astrônomos famosos. Os alunos, em grupos, trazem informações e colam no painel, formando um mosaico biográfico. No primeiro trimestre, os destacados foram Ptolomeu, Eratóstenes, Aristarco, Hiparco e Aristóteles. Veja imagens:

Painel Ptolomeu - Turma 315

Peinel Hiparco - Turma 314

Painel Aristarco - Turma 313

Painel Aristóstenes - Turma 312

Painel Eratóstenes - Turma 311