quarta-feira, 20 de julho de 2011

XX EREA - Pato Branco - 2º dia

Tivemos mais atividades nesta quarta-feira, segundo dia do XX EREA, em Pato Branco (PR). Pela manhã, foram apresentados projetos de alunos de Ensino Médio e Superior da UTFPR, intitulados "Equipamentos para estudar o Universo e Espectro Eletromagnético e a Relação com a Astronomia, de Jonas Haskel, "Exploração da Estação Clima Espacial (CACE)", de Marco Antônio Bosse e "Seja um Caçador de ET", de Daniela Araldi.

No segundo momento, desenvolveu-se a palestra do Prof. Ricardo Pereira, da Universidade Estadual de Maringá, intitulada "Jogos de Tabuleiro: uma proposta pedagógica para o ensino e divulgação da Astronomia", mostrando diversas atividades lúdicas que podem ser realizadas em outras áreas do conhecimento.

Pela tarde, foram duas oficinas. Na primeira, versou sobre as distâncias entrte planetas no Sistema Solar numa tira de papel e comparação entre tamanhos dos planetas, com esferas montadas com jornal e papel-alumínio. Por fim, tivemos a oficina do Prof. Ricardo Pereira, Prof. Raquel Rocha e Prof. André Ponzoni sobre o uso de modelos planetários para exploração das estações do ano, dia e noite e eclipses.

Veja as imagens do 2º dia do XX EREA:

Pela manhã, projetos dos estudantes da UFTPR, como da aluna Daniela Araldi: "Seja um caçador de ET's".

Prof. Ricardo Pereira na palestra sobre jogos no ensino e divulgação da Astronomia.

Oficina da tarde, sobre dimensões do Sistema Solar.

Comparação dos volumes dos planetas.

Professores com seus "sóis", na representação em escala do Sistema Solar.
Prof. Ricardo Pereira na oficina  sobre o uso do planetário para explorar estações do ano, dia/noite e eclipses.

O EREA é destaque na imprensa local, como demosntra matéria do jornal Diário do Sudoeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário