quinta-feira, 21 de julho de 2011

XX EREA - Pato Branco - 3º dia

Terceiro dia do XX EREA e o clima virou: depois de dois dias de sol, a chuva chegou e o frio veio junto. Mas nada que arrefecesse o ânimo para mais um dia de trabalho.

Na primeira hora, palestra do Prof. Marcelo de Oliveira Souza, da Universidade Federal do Norte Fluminense (de Campos-RJ), sobre o uso de novas tecnologias no ensino de Astronomia. Relatou experiências de interação de alunos com outros pelo mundo afora via Skype, ambientes virtuais como Second Life, vídeos da NASA disponíveis, planetários móveis, dentre outros.

A seguir, palestra da Prof. Dra. Tina Andreolla sobre a Raioastronomia, área promissora da Astronomia. Utiliza emissões de ondas de rádio emitidas por galáxias, puilsares, quasares, etc para, aliada à Astronomia Observacional, complementar estudos desta. E também podemos ouvir os "sons" emitidos pelos astros.

À tarde, oficina de montagem de foguetes com o Prof. João Batista Canalle, usando materiais de baixo custo, como canos de PVC, garrafas PET e papelão, basicamente. Primeiramente foi confeccionada a base de lançamento e depois o foquete, cujo lançamento foi devidamente testado no campo de futebol do campus.

Na tarde/noite, uma bela apresentação de teatro intitulada "Ombros de Gigantes". Executada por alunos da Escola Estadual Antônio de Almeida Prado, de Iepê (SP), bem coordenados pela Profa. Saletti Battilani. Sem dúvida, causou a todos ótima impressão, tanto a participação dos alunos, bem como o trabalho desenvolvido pela professora, que leciona Química e devido à participação em eventos como o EREA e a Olimpíada de Astronomia, tomiu gosto pela área e promove a divulgação da ciência entre seus estudantes. Tive a oportunidade de conversar rapidamente com a Profa. Saletti, saudando-a pelo brilhante trabalho devenvolvido.

Veja as imagens do terceiro dia de EREA Pato Branco:

Prof. Marcelo Souza na palestra sobre as novas tecnologias no estudo da Astronomia.

Prof. Dra. Tina Andreolla e a Radioastronomia.

Oficina de confecção de foguetes com o Prof. Canalle.

Este professor montando o foguete de garrafa PET (de um refrigerante de limão local, cujo nome não lembro...)

Foguete pronto, na base de lançamento: 3. 2, 1, fogo, ou melhor, água!

Abertura da peça teatral "Ombros de Gigantes", dos alunos de Iepê (SP).

Diálogo da peça "Ombros de Gigantes", cujo texto intercala assuntos astronômicos e experiências pessoais dos alunos.

Aluno interpretando Galileu, na fase do uso da luneta até o julgamento pela Inquisição.

Encerramento da peça.

Profa. Saletti Battilani, de brilhante trabalho desenvolvido em prol dos seus alunos e da Astronomia, e eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário