sexta-feira, 22 de julho de 2011

XX EREA - Pato Branco - 4º dia

O quarto dia de EREA nos reservou muito frio e mais novidades para quem curte a Astronomia. Na primeira palestra, o Prof. Janer Vilaça, do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, de Foz do Iguaçu trouxe-nos a "Taxonomia do Universo", desvendando termos que, a princípio, parecem complicados.

Na segunda palestra, a Prof. Norma Teresinha Oliveira Reis, do Ministério da Educação (MEC) trouxe esclarecimentos sobre o site "Astronomia, Astronáutica e Ciências Espaciais" do Portal do Professor, que apresenta materiais de apoio para professores, além de links e noticias referentes à Astronomia.

Pela parte da tarde, ocorreu a oficina de contrução de relógios de Sol, sob a responsabilidade do Prof. Daniel Iria Machado, da Unioeste, de Foz do iguaçu. Após uma introdução teórica sobre os relógio solares, passou-se a parte prática, com a contrução de um relógio solar e de um analemático, relógio de haste reta que leva em consideração a latitude local e a correção da hora oficial com a hora solar verdadeira.

Em seguida, oficina sobre o uso de um planisfério, cedido aos professores, e o uso do software Stellarium, um planetário virtual.

Por fim, tivemos a apresnetação do "Show de Física", com os alunos de Iepê, coordenados pela Prof. Salete Battilani. Um belo espetáculo, mostrando que a ciência não é algo anacrônico, mas que pode ser apresentado de maneira clara e lúdica, sem perder o rigor científico.

E aproveitando o céu aberto, o Prof. Canalle deu uma pequena aula identificando algumas estrelas e constelações, como o Cruzeiro do Sul, Triângulo Austral e Escorpião, além de Saturno, obervado pelo telescópio.


Vela algumas imagens do penúltimo dia do XX EREA de Pato Branco.


Taxonomia do Universo: tema do Prof. Janer Vilaça, de Foz do Iguaçu.

Intervalo para o café e pose para a posteridade.

Prof. Norma Reis, do MEC, discorrendo sobre o Portal do Professor.

Oficina da construção de relógios solares. com o Prof. Daniel Machado, de Foz do Iguaçu.

Um analemático, uma variação de um relógio solar.

Nossos relógios solares em fase de testes...

Prof. Eduardo na oficina sobre planisférios e software Stellarium.

Momento do "Show de Física", dos alunos da Prof. Salete, de Iepê.

O EREA segue sendo notícia na região, como atesta esta reportagem do jornal Diário do Suidoeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário