sábado, 23 de julho de 2011

XX EREA - Pato Branco - 5º dia

Neste sábado tivemos o encerramento do XX EREA de Pato Branco em grande estilo, com a palestra do astronauta brasileiro Marcos Pontes, com lotação máxima do auditório da UTFPR. Muito saudado pelos presentes, Pontes deu uma demonstração de humildade, apesar de todo o sucesso que alcançou em sua carreira.

De origem humilde, nascido em Bauru em 1963, Marcos Pontes sempre teve o sonho de voar, e buscou a concretização deste sonho de maneira intensa, mesmo com o descrédito de alguns. Trabalhou desde jovem, conciliando os estudos em eletrônica. Nas horas vagas, visitava o Aeroclube local, conseguindo "carona" em alguns voos. Quando amuado por alguns incrédulos, recebeu de sua mãe o seguinte lema: para alcançar seus sonhos, estude, trabalhe, persista e faça mais do que esperam de você.

E ele persistiu. Prestou provas para ingressar na Academia da Força Aérea. Obteve aprovação. Depois de algum tempo, foi deslocado para Natal. Depois, para a gaúcha Santa Maria, inde casou e teve o primeiro filho (do casal que tem). Já formado, ingressou no ITA, em São José dos Campos, onde se formou Engenheiro Aeronáutico e como piloto de testes trabalhou nas Forças Aéreas dos EUA e da Rússia. Fez mestrado em Engenharia de Sistemas na Califórnia.

Em 1998, recebeu a informação que havia incrição para astronautas, pela Agência Espacial Brasileira e NASA, para a missão Centenário (de Santos Dumont). Depois de concorrida seleção, foi aprovado, indo para os EUA. A missão era russa, logo teve que aprender como funcionava os equipamentos e também o idioma. Tudo em 5 meses.

Em 2006 foi o ano em que Marcos Pontes foi para o espaço, literalmente. Saiu da mesma base onde Yuri Gagarin se transgormpu no primeiro homem que foi para fora da Terra, para se tranformar no primeiro brasileiro a estar no espaço.

Atualmente, ainda está a serviço do programa espacial nacional, e também presta consultoria nas áreas de engenharia e na área de desenvolvimento pessoal.

Ao fim da palestra, Marcos Pontes atendeu a todos os presentes, quer tirando fotos, quer autografando seus livros: "Missão Cumprida" e "É possivel". Uma grande lição de humildade, simplicidade e superação nos foi dada neste encerramento de EREA.

Fica aqui meu reconhecimento à Prof. Tina Andreolla, extensivo a todos os seus colaboradores, pela organização impecável do evento, que correu com eficiência e correção. Saudação a todos da cida de de Pato Branco pela hospitalidade e cordialidade. E que venham outros EREAS!

Veja algumas imagens do encerramento do EREA:

Marcos Pontes palestrando no encerramento do EREA.

Pontes deu um gra de exemplo de humildade e superação dos obstáculos.

Pontes autografando meu exmplar do "Missão Cumprida".

Prof. Tina Andreolla, que junto com seus colaboradores, organizaram o EREA de maneira impecável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário