Iniciou no dia 24 de outubro o Curso de Astronomia no CEAAS. No segundo encontro, nesta última quarta-feira, iniciou-se a contrução do foguete de garrafas PET, que serão lançados na próxima semana. Veja as fotos.
Este blog tem por finalidade divulgar as atividades do Clube de Astronomia do Colégio Estadual Alcebíades Azeredo dos Santos, de Viamão. E-mail: clubeastro.poli@gmail.com
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
Vendo a Lua
No dia 19 de novembro o Galileoscópio doado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) foi colocado no pátio da escola e o alunos puderam ver a Lua nos seus detalhes, como mares e crateras. Veja as fotos:
terça-feira, 5 de junho de 2012
O Trânsito de Vênus
O fenômeno "nos dá a oportunidade de estudar com grande detalhe o que estamos observando muito mais longe (da nossa galáxia, a Via Láctea) e nos dá mais confiança em nossa capacidade para interpretar os sinais que detectamos", disse à AFP o astrônomo Rick Fienberg, da Sociedade Astronômica Americana (AAS, na sigla em inglês).
A próxima passagem de Vênus entre o Sol e a Terra não voltará a acontecer até dentro de 105 anos, em 2117. Este tipo de trânsito ocorre aos pares em intervalos de oito anos e não voltam a aparecer em mais de um século. No século XXI, o último foi em 2004. Não houve nenhum no século XX.
"A passagem de Vênus diante do Sol é exatamente o mesmo fenômeno que o telescópio (americano) Kepler capta ao orbitar outras estrelas, quando seus planetas transitam diante delas", explicou.
No entanto, no caso destes exoplanetas, planetas distantes que orbitam em torno do Sol, "sua estrela não é mais do que um ponto de luz porque estão muito longe de nós e por isso é difícil ver o que acontece", disse o astrônomo Alan MacRobert, editor da revista Sky and Telescope.
Tudo o que se vê quando um planeta passa pela frente é uma suave redução do brilho da estrela, informou à AFP. (Yahoo! Noticias).
Links interessantes:
Nasa: http://venustransit.nasa.gov/2012/transit/index.php
Onde o Trânsito de Vênus será visível na Terra. Fonte: NASA. |
National Solar Observatory - http://venustransit.nso.edu/live.html
sábado, 12 de maio de 2012
Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) - 2012
Nesta sexta-feira, 11, foi realizado no Colégio Estadual Alcebíades Azeredo dos Santos a Olimpíada Brasileira de Astronomia, a OBA, que está na sua 15a. edição.
Agradeço aqui a participação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio e o apoio da equipe da escola para a realização da Olimpíada, nos turnos da manhã e tarde.
Agradeço aqui a participação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio e o apoio da equipe da escola para a realização da Olimpíada, nos turnos da manhã e tarde.
Cartaz da OBA 2012. |
Alunos do turno da manhã na OBA. |
Alunos do turno da manhã na OBA. |
Alunos do turno da tarde na OBA. |
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Destaque para o blog no GaeA
O blog Clube de Astronomia - Colégio Alcebíades está presente na lista das Instituições Astronômicas do Brasil do GaeA - Grupo de Apoio a Eventos Astronômicos do Ceará.
Link: http://gaea-astronomia.blogspot.com.br/
Link: http://gaea-astronomia.blogspot.com.br/
sábado, 5 de maio de 2012
Super-Lua
O fenômeno da Super-Lua pode ser observado neste sábado. É um fenômeno que ocorre uma vez por ano, quando a Lua cruza a órbita terrestre e sempre é um belo espetáculo a ser visualizado. Segundo o Prof. Jorge Ducatti, do Departamento de Astronomia da UFRGS em entrevista à Rádio Gaúcha, a Lua estará 14% maior. Eis duas fotos, uma com a câmera no galileoscópio e outra direto com a câmera:
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Lançamento do foguete de sondagem FOG1KP
Acompanhe o vídeo que gravei do lançemento do foguete FOG1KP, contendo experimentos selecionados pelos grupos formados no EREA der Pinhais. A base do lançamento foi no "mapa" do Paraná, no Parque Newton Freire Maia.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=PZe2hIz2WDo
Link: http://www.youtube.com/watch?v=PZe2hIz2WDo
terça-feira, 1 de maio de 2012
26º EREA - dia 4 e último
Na segunda-feira ocorreram as últimas atividades do 26º EREA em Pinhais, Paraná. No primeiro momento, houve a visitação ao Miseu do Parque Newton Freire Maia nos seus mais diferentes ambientes e expreriências interativas. Sem dúvida, um local digno de ser verificado.
Em seguida, palestra sobre 'Introdução à carga útil de foguete de sondagem" com Oswaldo Loreda. O Brasl ança, em média 2 a 3 foguetes de sondagem, na Barreira do Inferno (RN). Os EUA, em cmparação, lançam em torno de 28 foguetes.
Além disto, o Brasil já possui foguete classificado como produto comercial. Basicamente, os objetivos deste tipo de lançamento são de pesquisa em situções de microgravidade, experiências científicas, monitoramento e resgate dos foguetes. O primeiro foguete de sondagem nacional foi lançado em 2007, o VSB 30 V4 Operação Cumã II, em parceria com a Argentina.
A seguir, os participantes foram divididos em grupos para prepararem experimentos para serem colocados no foguete a ser lançado pela equipe da empresa ACRUX Aerospace Technlogies, parceira do EREA de Pinhais. Amostras de formigas, creme dental, sangue, folhas e até memso chips de telefones celularrs foram aprsentados.
Depois do intervalo para o almoço, foi feito o lançamento de dois foguetes. O primeiro, menor, decolou mas não foi recuperado, mas observando seu deslocamento pode-se determinar as condições de deslocamento das massas de ar. O segundo, cercado pela espectativa do lançamento e das recuperação das experiências, foi ao ar, calcançando em torno de 600 metros, enfrentando uma aceleração de 20g (20 vezes o valor da gravidade, no valor de 9,81 m/s2).
Enquanto os vídeos do lançamento eram editados, foi realizada uma atividade prática sobre as órbitas dos planetas, com o Prof. Canalle, dismistificando os livros didáticos que em geral associam órbitas muito elipticas (excentricidade alta) para os deslocamentos dos corpos celestes. sabe-se que os planetas do sistema solar transladam em torno do Sol em órbitas quase circulares (baixa excentricidade).
Por fim, podemos ver os vídeos dos lançamentos, tanto dos paticipantes que cederam suas imagens como o que foi gravado por uma câmera acoplada ao foguete. Simplesmente espetaculares.
E assim chegou-se ao final de mais um EREA, a sua 26a, edição, com a participação pela primeira vez, de alunos, pais e professores de todas as regiões do país, a grande maioria hospedada no alojamento do parque, o que facilitou o congraçamento de todos e a formação de novas amizades e futuras parcerias. Mais uma vez, o evento foi marcante e organizado. E fica a expectativa do reencontro em futuros EREA's.
Pessoal na entrada do Parque, na espera do início das atividades. |
Participantes esperando o lançamento dos foguetes. |
Foguetes sendo preparados para o lançamento na estrutura que reproduz o mapa do Estado do Paraná. |
Carga útil do foguete recuperada e amostras dos experimentos sendo retirada. |
domingo, 29 de abril de 2012
26º EREA - dia 3
O terceiro dia do 26º EREA teve início com a palestra "Introdução à Tecnologia de Foguetes" de Osvaldo Loureda, referindo sobre a história dos foguetes no Brasil, desde a origem em 1949 com Edmundo Brun até o projeto Cruzeiro do Sul, que planeja em 2022 lançar um veículo para colocar um satélite em órbita.
Outro ponto imprtante versou sobre o projeto básico para montagem de um foguete: ogiva, aletas, índice de esbeltez, estrutura, payhoad, recuperação, propelente e desempanho final; centro de gravidade e de pressão.
Na sequência, a oficina de construção da plataforma de lançamento e do foguete à base de água, seguido do lançamento no campo de futebol do Parque Newton Freire Maia e verificação da distância alcançada e discussão dos resultados. O dia foi fechado com visita ao museu e à sala 3D, com uso do programa Google Earth.
Outro ponto imprtante versou sobre o projeto básico para montagem de um foguete: ogiva, aletas, índice de esbeltez, estrutura, payhoad, recuperação, propelente e desempanho final; centro de gravidade e de pressão.
Na sequência, a oficina de construção da plataforma de lançamento e do foguete à base de água, seguido do lançamento no campo de futebol do Parque Newton Freire Maia e verificação da distância alcançada e discussão dos resultados. O dia foi fechado com visita ao museu e à sala 3D, com uso do programa Google Earth.
Prof. Canalle na oficina de construção de foguetes e bases de lançamento. |
Planisfério cedido aos participantes do EREA. |
Foguete construido pelo grupo deste sigantário: pena que o voo não foi muito proveitoso... |
Da esquerda para a direita: Leonardo (Leonard), Danilo (Raj), Profa. Salete, Victor Hugo (Sheldon), eu, Prof. Luiz Galileu e Prof. Rodrigo Zani. |
sábado, 28 de abril de 2012
26° EREA - dia 2
Este sábado foi de muita atividade no 2º. dia da 26a. edição do EREA, em Pinhais, Paraná. No início, a palestra de Oswaldo Loureda sobre foguetes, desde os chineses com os preparados com bambu e pólvora até a modernidade, com a teoria do russo Konstantin Edwardovich Tsiolkovski. Em seguida, os foguetes contruidos por Robeert Goddard, Van Braun e Sergei Korolev.
A corrida espacial Sputnik x Explorer, Gagarin x Allan Shpeppard, Saturno V x NI até a chegada dos americanos à Lua. Com o fim da corrida espacial, novo cenário aparece, com a corperaão internacional movendo alguns estudos espaciais.
Na sequência, a palestra do Prof. Canalle sobre Astrobobagens: nascer do Sol no ponto cardeal leste; eixo maior do Cruzeiro do Sul aponta para o ponto cardeal sul; a bússola aponta sempre para o norte; giro da Terra para o leste.
Em seguida, Oswaldo Lourosa e a palestra sobre Introdução a Satélites e suas aplicações no Brasil: dimensões territoriais, agricultura, clima, fronteiras, riqueza mineral/vegetal, foguetes de sondagens, plataformas orbitais e suborbitais. As fotos de satélites servem para análise de relevo, clima poluição, hidrografia, etc. Tipos de satélites: repetidores de dados, telecomunicações, metereológicos, imageamento terrestre, observação recursos naturais, espionagem militar, GPS, científicos, tecnológicos e satélites em redes.
Finalizando a manhã, palestra de Norma Reis sobre seu trabalho na NASA esobre eclipses no passar dos tempos.
À tarde, oficina sobre escalas de distâncias e tamanhos no Sistema Solar. Após, palestra sobre EmpreendedorismoTecnologico, com Oswaldo Lourosa e Waldir Vieira, com ênfase sobre Responsividade Space.
Mais tarde, Astronomia, Astronáutica e Ciência Espacial no Portal do Professor do MEC, com Norma Reis, com objetivos de despertar o interess epela ciência e melhorar a educação na ciência e tecnologia. Destaque para o Portal do Professor, Espaço de Aula, ABC da Astronomia, Magnoetosferas da Terra e Jupiter (o maior corpo do Sistema Solar).
Em seguida, "Planejando uma missão espacial", com Oswaldo Lourosa, falando sobre voos orbitais e parabólicos. "Astrofotografia", com Fabiano Diniz, do Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná, abordou formas de captação de imagens com câmeras fotográficas e telescópios. Por fim, visita à parte do Museu do Parque Newton Freire Maia.
A corrida espacial Sputnik x Explorer, Gagarin x Allan Shpeppard, Saturno V x NI até a chegada dos americanos à Lua. Com o fim da corrida espacial, novo cenário aparece, com a corperaão internacional movendo alguns estudos espaciais.
Na sequência, a palestra do Prof. Canalle sobre Astrobobagens: nascer do Sol no ponto cardeal leste; eixo maior do Cruzeiro do Sul aponta para o ponto cardeal sul; a bússola aponta sempre para o norte; giro da Terra para o leste.
Em seguida, Oswaldo Lourosa e a palestra sobre Introdução a Satélites e suas aplicações no Brasil: dimensões territoriais, agricultura, clima, fronteiras, riqueza mineral/vegetal, foguetes de sondagens, plataformas orbitais e suborbitais. As fotos de satélites servem para análise de relevo, clima poluição, hidrografia, etc. Tipos de satélites: repetidores de dados, telecomunicações, metereológicos, imageamento terrestre, observação recursos naturais, espionagem militar, GPS, científicos, tecnológicos e satélites em redes.
Finalizando a manhã, palestra de Norma Reis sobre seu trabalho na NASA esobre eclipses no passar dos tempos.
À tarde, oficina sobre escalas de distâncias e tamanhos no Sistema Solar. Após, palestra sobre EmpreendedorismoTecnologico, com Oswaldo Lourosa e Waldir Vieira, com ênfase sobre Responsividade Space.
Mais tarde, Astronomia, Astronáutica e Ciência Espacial no Portal do Professor do MEC, com Norma Reis, com objetivos de despertar o interess epela ciência e melhorar a educação na ciência e tecnologia. Destaque para o Portal do Professor, Espaço de Aula, ABC da Astronomia, Magnoetosferas da Terra e Jupiter (o maior corpo do Sistema Solar).
Em seguida, "Planejando uma missão espacial", com Oswaldo Lourosa, falando sobre voos orbitais e parabólicos. "Astrofotografia", com Fabiano Diniz, do Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná, abordou formas de captação de imagens com câmeras fotográficas e telescópios. Por fim, visita à parte do Museu do Parque Newton Freire Maia.
Oficina sobre Sistema Solar em escala de volume. |
Profa. Norma Reis. |
Projeto Elipses ao longo dos tempos, de Norma Reis |
A evolução dos foguetes. |
Prof. Canalle e os conceitos errôneos sobre Astronomia. |
sexta-feira, 27 de abril de 2012
26º EREA - dia 1
O primeiro dia do 26° EREA marcou a chegada dos participantes, professores e alunos so Parque Newton Freire Maia, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
Após o credenciamento e instalação no alojamentos, seguiu-se a janta e a palestra de abertura de Me. Teclg. Oswaldo Loureda, sobre "Novas Tendencias em Astronautica". Nesta apresentação, foram mostradas empresas que investem em tecnologia de aviões-foguetes que, em 20-30 anos, lançarão satélites e voltariam à Terra, usando oxigênio e hidrogênio como combustíveis.
Outro avanço refere-se ao turismo espacial, quando pessoas, pagando passagens em torno de 150 mil dólares, seriam levados ao espaço por 3-5 minutos, esperimentando microgravidade. A empresa americana Virgin Galactic tem planos para que em 4 a 5 anos inicie as operações, com aproximadamente 30 futuros passageiros com o valor já adiantado à empresa.
Após o credenciamento e instalação no alojamentos, seguiu-se a janta e a palestra de abertura de Me. Teclg. Oswaldo Loureda, sobre "Novas Tendencias em Astronautica". Nesta apresentação, foram mostradas empresas que investem em tecnologia de aviões-foguetes que, em 20-30 anos, lançarão satélites e voltariam à Terra, usando oxigênio e hidrogênio como combustíveis.
Outro avanço refere-se ao turismo espacial, quando pessoas, pagando passagens em torno de 150 mil dólares, seriam levados ao espaço por 3-5 minutos, esperimentando microgravidade. A empresa americana Virgin Galactic tem planos para que em 4 a 5 anos inicie as operações, com aproximadamente 30 futuros passageiros com o valor já adiantado à empresa.
Globo de madeira, logo na entrada do parque. |
As araucárias, árvores típicas do Paraná. |
Construção representando o mapa do estado do Paraná, com seu relevo e rios, e os globos brancos indicam as 399 cidades do estado. |
Oswaldo Loureda, na palestra inaugural do EREA. |
26º. edição do EREA - Encontro Regional de Ensino de Astronomia
Neste dia 27 de abril inicia, em Pinhais, Paraná, a 26a. edição do EREA, que terá sede no Parque da Ciência Newton Freire Maia, nesta cidade.
Segundo o site oficial (http://www.parquenewtonfreiremaia.pr.gov.br), o Parque Newton Freire Maia atua, principalmente, na divulgação científica, tecnológica, na educação ambiental, sediando e promovendo eventos que visam popularizar a ciência, auxiliando o professor na complementação dos temas que são abordados na escola. No entanto, também é um bem a disposição da comunidade para aproximá-la do fascinante mundo das descobertas científicas.
O Parque Newton Freire Maia está localizado na Área de Proteção Ambiental do Rio Irai que compreende parte de 5 municípios da Região Metropolitana de Curitiba: Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Colombo.
O evento se estende de 27 a 30 de abril, contando com professores, alunos, pais e comissão organizadora, que ficarão hospedados nos alojamentos do parque. Acompanhe pelo blog as fotos e eventos reralizados dia a dia.
Segundo o site oficial (http://www.parquenewtonfreiremaia.pr.gov.br), o Parque Newton Freire Maia atua, principalmente, na divulgação científica, tecnológica, na educação ambiental, sediando e promovendo eventos que visam popularizar a ciência, auxiliando o professor na complementação dos temas que são abordados na escola. No entanto, também é um bem a disposição da comunidade para aproximá-la do fascinante mundo das descobertas científicas.
O Parque Newton Freire Maia está localizado na Área de Proteção Ambiental do Rio Irai que compreende parte de 5 municípios da Região Metropolitana de Curitiba: Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Colombo.
O evento se estende de 27 a 30 de abril, contando com professores, alunos, pais e comissão organizadora, que ficarão hospedados nos alojamentos do parque. Acompanhe pelo blog as fotos e eventos reralizados dia a dia.
sábado, 7 de abril de 2012
XV edição da OBA - 2012
O ano de 2012 marca a XV edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), capitaneada pelo Prof. João Batista Canalle, do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e que o Colégio Alcebíades participará pela quarta vez. A OBA ocorrerá no dia 11 de maio, sexta-feira, nas dependências da escola.
Confira no link http://clubeastroalce.blogspot.com.br/2011/05/olimpiada-de-astronomia-no-alcebiades.html a edição passada da OBA na escola.
Confira no link http://clubeastroalce.blogspot.com.br/2011/05/olimpiada-de-astronomia-no-alcebiades.html a edição passada da OBA na escola.
Blog de Astronomia do CEAAS destaque do informativo da OBA
O informativo de março da Olimpíada Brasileira de Astronomia deu destaque ao blog do Clube de Astronomia do Colégio Alcebíades. Confira a íntegra da mensagem, que pode ser conferida no link http://www.oba.org.br/site/index.php?p=conteudo&idcat=27&pag=conteudo&m=s&acao=ver&id=58 .
Prezados Professores Representantes e Colaboradores da XV OBA,
No intuito de sempre mantê-los informados sobre Astronomia e Astronáutica, estamos divulgando os conteúdos abaixo. Espero que sejam de alguma utilidade para vocês.
Prorrogação das inscrições de novas escolas para a XV OBA
Coleção Explorando o Ensino
II Encontro Internacional de Geografia do Cone Sul
Clube Dorense de Astronomia Órion
Clube de Astronomia - Colégio Alcebíades - Viamão
Entrevista para o programa Educar para Crescer.
O céu da semana – filme semanal explicativo do céu da semana.
Livro “A Terra em que vivemos”, de Rodolpho Caniato
Oportunidade para participar da Feira de Ciências do Espaço Ciência de Pernambuco
xxxxxxxxxxxxxxxxx
# Prorrogação das inscrições de novas escolas para a XV OBA
Com a ajuda de muitos dos professores representantes da OBA e seu colaboradores, as inscrições de novas escolas na XV OBA está bastante grande o que nos obrigou a prorrogar o prazo que terminava dia 13/3/12 (dia da BRILHANTE CONJUNÇÃO ENTRE VÊNUS E JÚPITER) para o dia 23/3/12. Por favor, avisem seus colegas que ainda há tempo para inscreverem escolas ainda não participantes da OBA.
# Coleção Explorando o Ensino
O MEC publica uma coleção de livros chamada COLEÇÃO EXPLORANDO O ENSINO. A lista de todos os títulos estão neste link.
Todos os livros estão disponíveis em PDF, mas também são enviados, exclusivamente pelo MEC, para as escolas públicas do Brasil. Não sabemos dizer se para todas as escolas públicas.
Recentemente foi publicado o volume 18, chamado CIÊNCIAS, com um capítulo, o 13, chamado “Entendendo e demonstrando a Astronomia”, escrito por mim, João Batista Garcia Canalle, coordenador geral da OBA. O PDF deste livro está neste link.
Tenho contribuições em outros dois livros desta coleção, no volume 11 – Astronomia e no volume 12 – Astronáutica.
# II Encontro Internacional de Geografia do Cone Sul
Como sabemos que muitos dos professores da OBA são geógrafos, informamos, com grande satisfação que no no período de 12 a 14 de abril de 2012, será realizado o 2º Encontro Internacional de Geografia do Cone Sul, em Foz do Iguaçu - PR. Vários palestrantes renomados como Francisco Mendonça, Blanca Fritschy entre outros estarão presentes. O coordenador da OBA, Prof. João Canalle, estará presente no evento com uma palestra.
Mais informações e inscrições no site: www.geopalhares.com.br ou pelo telefone (45) 3025-7284 com o Prof. José Mauro Palhares.
# Clube de Dorense de Astronomia Órion
Recomendamos fortemente a visita ao site do Clube Dorense de Astronomia, pois é um Clube extremamente atuante. Este clube, é organizado pelo professor Nilson Silva Santos (nilsonsantosrc@ig.com.br), da cidade de Nossa Senhora das Dores, Sergipe. O link do site deles é http://www.cdaorion.blogspot.com/ . Recomendo se cadastrarem com o Nilson e serão informados de todas as postagens que eles fizerem.
# Clube de Astronomia - Colégio Alcebíades - Viamão
Recomendamos também a visita ao site do Clube de Astronomia do Colégio Alcebíades, sob responsabilidade do professor Alexandro Gomes (ale_gomes2001@yahoo.com.br), o qual participou de um dos nosso EREAs e mantém atualizado o blog.
# Entrevista para o programa Educar para Crescer.
Temos dado muitas entrevistas neste período de inscrições de novas escolas para a XV OBA. Quase todas matérias estamos colocando no link da página da OBA, chamada OBA NA MIDIA. (http://www.oba.org.br/site/index.php?p=conteudo&idcat=26&pag=conteudo&m=s), porém esta do programa Educar para Crescer ficou bem completa. Se tiverem um tempinho para uma rápida olhada seria bom. O link é o que está abaixo.
http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/boletim-educacao/2012/03/05/olimpiadas-de-astronomia-ceu-nao-e-limite/
# O céu da semana – filme semanal explicativo do céu da semana.
Frequentemente temos fenômenos interessantes acontecendo no céu. No site de nossos amigos da Universidade Federal de São Carlos, eles comentam, em filme, O CÉU DA SEMANA. Não Percam!
# Livro “A Terra em que vivemos”, de Rodolpho Caniato
O prof. Caniato é aposentado da UFRJ, mas grande colaborador da OBA. Foi um grande divulgador da Astronomia e da Física quando estava na ativa. Tem excelentes livros. Este é o segundo que estamos divulgando dele. O primeiro veja no “arquivo de e-mails da OBA”.
Palavras do autor: Este livre nasceu como um “socorro urgente” para os professores do ensino fundamental da Baixada Fluminense. Ele é “irmão” do “Joãozinho da Maré”. Depois de acumular evidências sobre a grande quantidade de equívocos, entre os professores de todos os níveis, nas profissões liberais e até no ensino superior, era preciso pesquisar sobre a origem de tantos mal entendidos, de tanta “tiririca”. Logo ficou evidente para os professores, alvos de pesquisa, que aquilo e como ensinavam não resistiria aos argumentos de uma criança que fosse induzida a pensar. Esses professores nos pressionaram a socorrê-los com urgência. Começamos imediatamente a produzir textos acompanhados de atividades práticas e discussões. Esses textos foram submetidos a muitos ensaios sob muitos aspectos: simplicidade, clareza e informações reduzidas, mas relevantes. Os primeiros ensaios foram realizados com alunos das licenciaturas e professores de diferentes áreas da UFRRJ. Durante os primeiros anos os textos foram sendo produzidos e emprestados pela UFRRJ para treinamento de professores em dezenas de escolas públicas do Estado do Rio. Só depois de alguns anos de “provas de campo” foram transformados em livro, com muitas edições. Aqui está, portanto, uma real contribuição para uma abordagem alternativa de assuntos tradicionalmente “ensinados” e raramente entendidos. Ela se aplica com uma abordagem que enfatiza cinco verbos, associados ao processo de construção do conhecimento: LER, DISCUTIR (falar, ouvir, calar), FAZER (atividade experimental, também com as mãos), ACRESCENTAR (com sua opinião ou ponto de vista) e COOPERAR (trabalho em grupo, com atribuições). Este livro materializa uma proposta concreta para abordagem de tópicos “obrigatórios” nas escolas do ensino fundamental, especialmente em assuntos relacionados à Astronomia.
EDITORA “ATOMO”, Rua Tiradentes,1053, Campinas,SP. CEP.:13023-191
PABX (19)3232-9340 e 32320047, http://www.grupoatomoealinea.com.br/
Edições antigas deste mesmo livro podem ser compradas na “Estante Virtual”
# Oportunidade para participar da Feira de Ciências do Espaço Ciência de Pernambuco
A pedido do Espaço Ciência estamos divulgando a oportunidade de participação na Feira de Ciências daquela instituição.
O Museu Interativo de Ciência, Espaço Ciência - PE, promove este ano a 18ª edição da Ciência Jovem, feira de ciências direcionada a estudantes e professores da educação básica, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2012. Na ocasião, a feira poderá contar com a participação de todos os estados do Brasil e até apoiar os custos da viagem dos três melhores projetos de cada estado.
O objetivo da feira é articular sociedade, comunidade acadêmica e estudantes a olharem a ciência como útil ao dia-a-dia das pessoas. A feira é dividida em 5 categorias, de acordo com o nível de ensino dos participantes: Iniciação à Pesquisa, destinada aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I; Divulgação Científica, destinada aos alunos do Ensino Fundamental II; Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, destinadas aos alunos do Ensino Médio; e Educação Científica, destinada aos professores. As modalidades e o regulamento da XVIII Ciência Jovem-2012 estarão disponíveis no site: www.espacociencia.pe.gov.br. Contato: Rafaela Sobral, tel. (81) 3183-5524/5528 no email ec.cienciajovem@gmail.com
Prezados Professores Representantes e Colaboradores da XV OBA,
No intuito de sempre mantê-los informados sobre Astronomia e Astronáutica, estamos divulgando os conteúdos abaixo. Espero que sejam de alguma utilidade para vocês.
Prorrogação das inscrições de novas escolas para a XV OBA
Coleção Explorando o Ensino
II Encontro Internacional de Geografia do Cone Sul
Clube Dorense de Astronomia Órion
Clube de Astronomia - Colégio Alcebíades - Viamão
Entrevista para o programa Educar para Crescer.
O céu da semana – filme semanal explicativo do céu da semana.
Livro “A Terra em que vivemos”, de Rodolpho Caniato
Oportunidade para participar da Feira de Ciências do Espaço Ciência de Pernambuco
xxxxxxxxxxxxxxxxx
# Prorrogação das inscrições de novas escolas para a XV OBA
Com a ajuda de muitos dos professores representantes da OBA e seu colaboradores, as inscrições de novas escolas na XV OBA está bastante grande o que nos obrigou a prorrogar o prazo que terminava dia 13/3/12 (dia da BRILHANTE CONJUNÇÃO ENTRE VÊNUS E JÚPITER) para o dia 23/3/12. Por favor, avisem seus colegas que ainda há tempo para inscreverem escolas ainda não participantes da OBA.
# Coleção Explorando o Ensino
O MEC publica uma coleção de livros chamada COLEÇÃO EXPLORANDO O ENSINO. A lista de todos os títulos estão neste link.
Todos os livros estão disponíveis em PDF, mas também são enviados, exclusivamente pelo MEC, para as escolas públicas do Brasil. Não sabemos dizer se para todas as escolas públicas.
Recentemente foi publicado o volume 18, chamado CIÊNCIAS, com um capítulo, o 13, chamado “Entendendo e demonstrando a Astronomia”, escrito por mim, João Batista Garcia Canalle, coordenador geral da OBA. O PDF deste livro está neste link.
Tenho contribuições em outros dois livros desta coleção, no volume 11 – Astronomia e no volume 12 – Astronáutica.
# II Encontro Internacional de Geografia do Cone Sul
Como sabemos que muitos dos professores da OBA são geógrafos, informamos, com grande satisfação que no no período de 12 a 14 de abril de 2012, será realizado o 2º Encontro Internacional de Geografia do Cone Sul, em Foz do Iguaçu - PR. Vários palestrantes renomados como Francisco Mendonça, Blanca Fritschy entre outros estarão presentes. O coordenador da OBA, Prof. João Canalle, estará presente no evento com uma palestra.
Mais informações e inscrições no site: www.geopalhares.com.br ou pelo telefone (45) 3025-7284 com o Prof. José Mauro Palhares.
# Clube de Dorense de Astronomia Órion
Recomendamos fortemente a visita ao site do Clube Dorense de Astronomia, pois é um Clube extremamente atuante. Este clube, é organizado pelo professor Nilson Silva Santos (nilsonsantosrc@ig.com.br), da cidade de Nossa Senhora das Dores, Sergipe. O link do site deles é http://www.cdaorion.blogspot.com/ . Recomendo se cadastrarem com o Nilson e serão informados de todas as postagens que eles fizerem.
# Clube de Astronomia - Colégio Alcebíades - Viamão
Recomendamos também a visita ao site do Clube de Astronomia do Colégio Alcebíades, sob responsabilidade do professor Alexandro Gomes (ale_gomes2001@yahoo.com.br), o qual participou de um dos nosso EREAs e mantém atualizado o blog.
# Entrevista para o programa Educar para Crescer.
Temos dado muitas entrevistas neste período de inscrições de novas escolas para a XV OBA. Quase todas matérias estamos colocando no link da página da OBA, chamada OBA NA MIDIA. (http://www.oba.org.br/site/index.php?p=conteudo&idcat=26&pag=conteudo&m=s), porém esta do programa Educar para Crescer ficou bem completa. Se tiverem um tempinho para uma rápida olhada seria bom. O link é o que está abaixo.
http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/boletim-educacao/2012/03/05/olimpiadas-de-astronomia-ceu-nao-e-limite/
# O céu da semana – filme semanal explicativo do céu da semana.
Frequentemente temos fenômenos interessantes acontecendo no céu. No site de nossos amigos da Universidade Federal de São Carlos, eles comentam, em filme, O CÉU DA SEMANA. Não Percam!
# Livro “A Terra em que vivemos”, de Rodolpho Caniato
O prof. Caniato é aposentado da UFRJ, mas grande colaborador da OBA. Foi um grande divulgador da Astronomia e da Física quando estava na ativa. Tem excelentes livros. Este é o segundo que estamos divulgando dele. O primeiro veja no “arquivo de e-mails da OBA”.
Palavras do autor: Este livre nasceu como um “socorro urgente” para os professores do ensino fundamental da Baixada Fluminense. Ele é “irmão” do “Joãozinho da Maré”. Depois de acumular evidências sobre a grande quantidade de equívocos, entre os professores de todos os níveis, nas profissões liberais e até no ensino superior, era preciso pesquisar sobre a origem de tantos mal entendidos, de tanta “tiririca”. Logo ficou evidente para os professores, alvos de pesquisa, que aquilo e como ensinavam não resistiria aos argumentos de uma criança que fosse induzida a pensar. Esses professores nos pressionaram a socorrê-los com urgência. Começamos imediatamente a produzir textos acompanhados de atividades práticas e discussões. Esses textos foram submetidos a muitos ensaios sob muitos aspectos: simplicidade, clareza e informações reduzidas, mas relevantes. Os primeiros ensaios foram realizados com alunos das licenciaturas e professores de diferentes áreas da UFRRJ. Durante os primeiros anos os textos foram sendo produzidos e emprestados pela UFRRJ para treinamento de professores em dezenas de escolas públicas do Estado do Rio. Só depois de alguns anos de “provas de campo” foram transformados em livro, com muitas edições. Aqui está, portanto, uma real contribuição para uma abordagem alternativa de assuntos tradicionalmente “ensinados” e raramente entendidos. Ela se aplica com uma abordagem que enfatiza cinco verbos, associados ao processo de construção do conhecimento: LER, DISCUTIR (falar, ouvir, calar), FAZER (atividade experimental, também com as mãos), ACRESCENTAR (com sua opinião ou ponto de vista) e COOPERAR (trabalho em grupo, com atribuições). Este livro materializa uma proposta concreta para abordagem de tópicos “obrigatórios” nas escolas do ensino fundamental, especialmente em assuntos relacionados à Astronomia.
EDITORA “ATOMO”, Rua Tiradentes,1053, Campinas,SP. CEP.:13023-191
PABX (19)3232-9340 e 32320047, http://www.grupoatomoealinea.com.br/
Edições antigas deste mesmo livro podem ser compradas na “Estante Virtual”
# Oportunidade para participar da Feira de Ciências do Espaço Ciência de Pernambuco
A pedido do Espaço Ciência estamos divulgando a oportunidade de participação na Feira de Ciências daquela instituição.
O Museu Interativo de Ciência, Espaço Ciência - PE, promove este ano a 18ª edição da Ciência Jovem, feira de ciências direcionada a estudantes e professores da educação básica, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2012. Na ocasião, a feira poderá contar com a participação de todos os estados do Brasil e até apoiar os custos da viagem dos três melhores projetos de cada estado.
O objetivo da feira é articular sociedade, comunidade acadêmica e estudantes a olharem a ciência como útil ao dia-a-dia das pessoas. A feira é dividida em 5 categorias, de acordo com o nível de ensino dos participantes: Iniciação à Pesquisa, destinada aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I; Divulgação Científica, destinada aos alunos do Ensino Fundamental II; Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, destinadas aos alunos do Ensino Médio; e Educação Científica, destinada aos professores. As modalidades e o regulamento da XVIII Ciência Jovem-2012 estarão disponíveis no site: www.espacociencia.pe.gov.br. Contato: Rafaela Sobral, tel. (81) 3183-5524/5528 no email ec.cienciajovem@gmail.com
Assinar:
Postagens (Atom)