domingo, 29 de abril de 2012

26º EREA - dia 3

O terceiro dia do 26º EREA teve início com a palestra "Introdução à Tecnologia de Foguetes" de Osvaldo Loureda, referindo sobre a história dos foguetes no Brasil, desde a origem em 1949 com Edmundo Brun até o projeto Cruzeiro do Sul, que planeja em 2022 lançar um veículo para colocar um satélite em órbita.

Outro ponto imprtante versou sobre o projeto básico para montagem de um foguete: ogiva, aletas, índice de esbeltez, estrutura, payhoad, recuperação, propelente e desempanho final; centro de gravidade e de pressão.

Na sequência, a oficina de construção da plataforma de lançamento e do foguete à base de água, seguido do lançamento no campo de futebol do Parque Newton Freire Maia e verificação da distância alcançada e discussão dos resultados. O dia foi fechado com visita ao museu e à sala 3D, com uso do programa Google Earth.

Prof. Canalle na oficina de construção de foguetes e bases de lançamento.

Planisfério cedido aos participantes do EREA.

Foguete construido pelo grupo deste sigantário: pena que o voo não foi muito proveitoso...


Da esquerda para a direita: Leonardo (Leonard), Danilo (Raj), Profa. Salete, Victor Hugo (Sheldon), eu, Prof. Luiz Galileu e Prof. Rodrigo Zani.

Um comentário:

  1. Professores e toda equipe.
    Sou entusiasta de trabalhos desta natureza. Parabens pelo bom gosto de profissionalismo.
    Perdoe-me a ousadia. Mas como faço para adquirir um planisfério rotativo para o hemisfério sul como aquele que foi cedido aos participantes do EREA apoio CNPq. Estimo saber valor e despesas de postagem. Sou de Atibaia - S.Paulo. Edson Lins

    ResponderExcluir