sexta-feira, 27 de abril de 2012

26º EREA - dia 1

O primeiro dia do 26° EREA marcou a chegada dos participantes, professores e alunos so Parque Newton Freire Maia, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Após o credenciamento e instalação no alojamentos, seguiu-se a janta e a palestra de abertura de Me. Teclg. Oswaldo Loureda, sobre "Novas Tendencias em Astronautica". Nesta apresentação, foram mostradas empresas que investem em tecnologia de aviões-foguetes que, em 20-30 anos, lançarão satélites e voltariam à Terra, usando oxigênio e hidrogênio como combustíveis.

Outro avanço refere-se ao turismo espacial, quando pessoas, pagando passagens em torno de 150 mil dólares, seriam levados ao espaço por 3-5 minutos, esperimentando microgravidade. A empresa americana Virgin Galactic tem planos para que em 4 a 5 anos inicie as operações, com aproximadamente 30 futuros passageiros com o valor já adiantado à empresa.

Globo de madeira, logo na entrada do parque.

As araucárias, árvores típicas do Paraná.

Construção representando o mapa do estado do Paraná, com seu relevo e rios, e os globos brancos indicam as 399 cidades do estado.


Oswaldo Loureda, na palestra inaugural do EREA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário