sábado, 20 de abril de 2013

EREA Lajeado - 3º e último dia

A manhã deste sábado, 20, reservou as últimas atividades do EREA de Lajeado. Abrindo os trabalhos, tivemos a ótima palestra do Prof. Germano Bruno Afonso sobre Astronomia nos diferentes povos, com ênfase na astronomia indígena.

O prof. Germano, com uma fala descontraída e que atraiu muito a atenção dos ouvintes, apontou que as o Sol, a Lua e as contelações sempre foram usadas pelos povos indígenas brasileiros no seu cotidiano, relacionando com o clima, chuvas, estiagem, enchente e vazante de rios, fauna (épocas de caça), flora, roçado, plantio, colheita, época de malária, etc.

Outro apontamento foi para a cultura mística, como o Caminho de Peabiru, similar ao Caminho de Compostela (campo de estrelas), ou seja, usando a Via-Láctea para orientação. Um exemplo claro e registrado é do espanhol Dom Álvãr Nuñez Cabeza de Vaca, governador do Paraguai, que pertiu do litoral catarinense chegando até Assunção guiando-se pelo Caminho de Peabiru.

Outro ponto destacado são as constelações segundo a cultura in´dígena. Uma delas é a do cervo, formada, dentre outras, pelas consteçaões do Cruzeiro do Sul e do "falso" Cruzeiro do Sul. Outra é a Borboleta, formada pelo quadrilátero da Constelação de Órion. Os caigangues e os bororos consideram este quadrilátero a Constelação do Jabuti.

A Lua (Jacy para os guaranis) é a base do calendário indígena. Além de influenciar o comportamento humano e dos animais. Por exemplo é a caça, que é feita em dia de lua cheia, devido à claridade, que faz que os animais também saiam em busca de alimento.

Após o intervalo, o fechamento foi feito pelo Prof. Rodolfo Langhi, da UNESP de Bauru, com a palestra "Desafios e possibilidades da Educação em Astronomia no Brasil". Langhi demonsyra que os locais destinados à Astronomia são poucos no Brasil: 45 planetários, 95 observatórios e 231 clubes de Astronomia.

Também aponta dificuldades para o Ensino da Astronomia: declínio do conteúdo de Astronomia no ensino básico; lacunas na formação dos docentes, carência de material bibliográfico, espetacularização da mídia e sensacionalismo exagerado sobre temas e fenômenos astronômicos, erros conceituais em livros didáticos e a falta do hábito de olhar para o céu.

Desta forma, chegou ao fim mais uma edição do Encontro Regional de Ensino de Astronomia, mais uma vez primamdo pela orgalização e pelo interesse pelos assuntos astroñômicos. Até o proximo evento!

Exposição de fotografias de astros no saguão do prédio 11 da Univates.

Prédio 11 da Univates, sede das palestras do EREA.

Palestra do Prof. Germano Bruno.

Foto dos participantes do EREA de Lajeado.

Prof. Germano Bruno e eu.

Palestra de encerramento proferida pelo Prof. Rodolfo Langhi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário