quinta-feira, 18 de abril de 2013

EREA Lajeado 2013 - 1º. dia

Neste dia 18 de abril tivemos a abertura de mais uma edição do Encontro Regional de Ensino de Astronomia  o EREA, sediado na Univates, em Lajeado, Rio Grande do Sul. Relato aqui o que acompanhei neste dia de estreia.

Na abertura ocorreu a palestra do Prof. Dr. Ramachristina Teixeira, da Universidade de São Paulo (USP), intitulado "Observando o céu e construindo o conhecimento". Inicialmente, a fala do palestrante abordou a forma que o conhecimento é adquirido pelo homem, pela observação da natureza e dedução de regras e montagem de modelos. A seguir, uma passagem pela história, desde a pré-história e a inocência do homem primitivo e seu universo mágico, passando pelas primeiras civilizações e a complexidade sobre-humana para explicar o Universo místico; a Grécia Antiga e a compreensão do mundo através da razão, onde eram questionados a finitude da Terra.

Na Idade Média tem-se a influência religiosa e a desconstrução do conhecimento helênico, seguido das ideias de Tomás de Aquino (Deus onipesente), Copérnico, Giordano Bruno, Brahe, Galileu, Kepler, Newton, até mais recentemente com Hubble, Friedmann (Universo em expansão) e Lemaitre (Big Bang).

À tarde teve vez a oficina da montagem do Galileoscópio, espécie de luneta que foi adquirida com recursos federais e que é distribuída gratuitamente às escolas sob organização da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia . Depois de montadas, os professores participantes foram para a rua a fim de observar objetos terrestres para testar as lunetas.

Pelo turno vespertino, um coquetel foi oferecido aos participantes pela Univates no terraço do prédio 12, onde fica também o telescópio da universidade. Ali foi apresentado o software Stellarium, um simulador de céu noturno e também foram identificadas pelo Prof. João Canalle algumas constelações.

Cerimônia de abertura do EREA de Lajeado.

Palestra de abertura do prof. Ramachristina Teixeira (USP).

Oficina de montagem dos galileoscópios.


Professores no lado de fora testando suas lunetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário