sexta-feira, 19 de abril de 2013

EREA Lajeado - 2º dia

O segundo dia do 37º. Encontro Regional de Ensino de Astronomia começou logo cedo pela manhã. Na abertura das atividades, a palestra do Prof. Horácio Dottori, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre Cosmologia. O assunto abordou as ideais gerais sobre o Universo: finito, infinito, estático, em expansão. Depois as ideias primitivas, de Aristóteles e Ptolomeu (terra no centro, universo finito, eterno, estático) até Aristarco (Grécia Antiga) e Copérnico (Idade Média), com a diferença do Sol no centro.

O palestrante ainda referiu-se ao Renascimento, com as ideias de Universo de Galileu, Tycho Brahe, Kepler, a cosmologia newtoniana (gravitação), Cassini (tamanho do Sistema Solar) até Ole Romer, que determinou a finitude da velocidade da luz.

Depois foi discutida a hipótese de o Universo ser homogêneo e finito. Mas as verificações de que pouco se observa do Universo (em torno de 5%, o resto é matéria/energia escura), que a matéria não está homogeneamente distribuída e a expansão acelerada, determinada em meados da década de 1990 refutam a hipótese supracitada.

A seguir participei da oficina "Movimento aparente do Sol", ministrada pelo Prof. Odilon Giovannini Jr, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Foi apresentado um modelo físico de fácil construção, na qual pode-se ver o movimento do Sol em diferentes latitudes e períodos do ano, com destaque para os solstícios e equinócios. Uma ferramenta extremamente útil para o trabalho do professor na abordagem de latitudes, estações do ano e movimento solar, dentre outros temas.

Pela tarde, participei da oficina do prof. Roberto Bozcko intitulada "Astronomia para s anos iniciais do Ensino Fundamental", onde mostrou que com materiais de baixíssimo custo como barbante, isopor e cartolina pode-se mostrar conceitos astronômicos sobre o Sistema Solar com a participação ativa dos alunos. Estações do ano, constelações e signos, movimentos da Terra, Sol e Lua (rotação, translação, precessão), eclipses foram abordados na oficina, além da demonstração de inúmeros erros que os livros didáticos trazem acerca da Astronomia, principalmente em relação aos movimentos dos astros e fases da Lua, geralmente abordados em relação ao hemisfério norte, oposto do nosso.

Encerrando a tarde teve vez a oficina da Profa. Maria de Fátima Saraiva, do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS, versando sobre a Expansão do Universo. A lei de Hubble apontou para a expansão do cosmos, sendo que a velocidade do afastamento das galáxias (prova da lei) é proporcional à distância das mesmas. E esta velocidade tem como limite a da luz. Uma atividade simples, porém esclarecedora, demonstra que quanto mais longe a galáxia (tomando como referência a nossa, por exemplo), o distanciamento é maior.

Na manhã deste sábado será encerrado o EREA.


Palestra do Prof. Dottori sobre Cosmologia.

Prof. Odilon Giovaninni abrdando o modelo para demonstrar a inclincção do eixo da Terra e as estações do ano.

Oficina desenvolvida sobre Movimento Aparente do Sol (MAS) está à disposição no You Tube.

Material para confecção de modelo para o MAS.

Modelo da oficina do MAS pronto.

Prof. Roberto Bozcko, uma carreira toda dedicada ao ensino da Astronomia. 

Prof. Bozcko simulando o Sistema Solar com a participação dos professores na oficina de Astronomia para o Ensino Fundamental.

Profa. Fátima na oficina da Expansão do Universo.

Atividade prática que simula a expansão da galáxia, demonstrada pelo maior afastamento das galáxias mais distantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário