domingo, 20 de março de 2011

Super-Lua

Um fenômeno fantástico pôde ser visto na noites deste dia 19 de março (sábado). A maior aproximação da Lua em relação à Terra (perigeu) fez com que a vista do nosso satélite ficasse um pouco maior, fenômeno batizado como "Super-Lua".

É claro que pregadores do apocalipse associam um fato natural para vaticinar desgraças para a população terrestre. Mas a Super-Lua veio, foi embora e o que aconteceu? Por causa dela, nada. Agora, graças a nós, muitas coisas ruins tem acontecido...

Neste sábado, a lua se ficou no seu perigeu, que é o ponto de sua órbita mais próximo da Terra: 356.577 km de distância. Pelo fato da lua estar cheia, o efeito da aproximação acabou ampliado.

Desde 1993 o fenômeno não era observado e, quem acompanhou, pôde ver uma lua cerca de 30% mais brilhante do do que o normal. Um video da NASA explica o efeito, e pode ser visto no link http://www.youtube.com/watch?v=r1yalg_Apdw&feature=player_embedded.

Veja algumas imagens deste belo fenômeno pelo mundo:

Lua por trás do morro da TV, em Porto Alegre. Fonte: ClicRBS

Britânicos observam o fenômeno ao lado da Torre de St. Michael em Glastonbury, Somerset, Inglaterra Foto: Reprodução 'Daily Mail'


Super-Lua registrada no litoral catarinense. Fonte: Terra

Um comentário:

  1. Alex!!!!!Acho difícil encontrar palavras suficientes para demonstrar a admiração que tenho por você e pelo seu trabalho. Como administradora desta Instituição agradeço em nome da comunidade Escolar o diferencial que fazes como Educador.Sua dedicação,responsabilidade,conhecimento,em todos os projetos a que te propõe fazem com que eu acredite na Educação Transformadora e que é possivel realizar nossos sonhos.Continues Assim!!!Admiro Você!!!

    ResponderExcluir