No primeiro momento ocorreu a palestra "Breve História da Astronomia", ministrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Adolfo Stotz Neto.
Na sua apresentação, destacou a astronomia ligada ao desenvolvimento e conhecimento humano, desde a Antiguidade até os tempos modernos. Trouxe os principais nomes da Astronomia, como o grego Anaximandro (~600 a.C.), que mostrava o Universo como a Terra e esferas externas (da Lua, estrelas e planetas e o Sol). Interessante também a origem do nome planeta, advindo de planan ektas (estrelas errantes).
Foi feita uma viagem ao pensamento grego e renacentista, com Copérnico, Galileu, Brahe, Kepler, Newton, Halley e Huygens e os modernos Cassini, Hubble e Einstein.
Em seguida, fala do professor Germano Afonso, sobre Astronomia Indígena. Salientou a cultura dos índios Guaranis, que tinham deuses para cada ponto cardeal e colateral, previsões sobre estações do ano pelo nascer e por-do-sol e conhecimentos sobre estrelas relevantes da Via-Láctea.
Professor Germano e eu (com a calça do Alcebíades...).
Fechando a manhã, o professor João Batista Canalle realizou oficina sobre como representar as distâncias astronõmicas (em proporção) em uma tira de papel.
Professores montando a atividade do Sistema Solar numa tira de papel.
Pela tarde, mais uma oficina ministrada pelo professor Canalle, sobre as estações do ano, com distribuição de material e contrução de um sistema Terra-Sol, para verificar a relação entre a insolação e a inclinação do eixo terrestre e as estações. Foi possível também ver com o material produzido as fases da Lua.
Montagem do sistema Terra-Sol e atividade mostrando as estações do ano.
O EREA é assunto para a imprensa local, como podemos ver: a TV RIC/Record fazendo reportagens sobre o evento.
Encerrando a jornada, palestra da professora Cristina Leite, do Instituto de Física da USP intitulada "Astronomia na educação básica: conquistas e desafios". Foram apresentados e debatidos com os presentes os motivos por quê a Astronomia está ausente das salas de aula (falta de capacitação dos professores, material didático, etc.) e o que está sendo feito para reverter o quadro, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Prograna NAcional do Livro Didático (PNLD) e projetos, como o EREA.
Professora Cristina levantando fatos que levam a Astronomia para fora dos currículos escolares.
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