Abertura do XIV EREA com o professor Canalle.
Pela manhã, depois da abertura com as autoridades ligadas à Secretaria de Educação da cidade e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Jaraguá, tivemos a fala do professor João Batista Canalle, organizador da OBA (Olimpíadas Brasileira de Astronomia), mostrando passo-a-passo, como se monta o galileoscópio.
Professor Canalle e eu.
À tarde, palestra do professor Germano Afonso, de Manaus, sobre A Via Láctea e o Caminho de Pearibu e Santiago de Compostela. Apontou que a Via Láctea seria o Caminho de Compostela celeste e quie o significado de Compostela é campo de estrelas. Sobre o Caminho de Pearibu, indicou que é o trajeto indígena pré-colombiano e transcontinental que liga os oceanos Atlântico e Pacífico e que os guaranis associavam a Via Láctea como o caminho dos deuses, o caminho que leva para o céu em vida.
Galileoscópio montado e suportado em garrapa PET, material de baixo custo.
Na sequência, oficina do professor Canalle referente à comparação entre oa tamanhos do Sol e dos planetas do Sistema Solar, com confecção de esferas com papel alumínio e jornal (panetas) em proporção e o Sol sendo um balão gigante de aniversário.
"Sol" ilustrado na forma de um balão gigante de aniversário.
No encerramento da noite, o professor Canalle mostrou o software Stellarium, suas configurações e aplicações, programa este já apresentado para os participantes do Clube de Astronomia e do Minicurso de Astronomia no Colégio Alcebíades. Ao fim, o professor Germano mostrou que os signos do Zodíaco equivalem à constelação onde o Sol se encontra no dia do nascimento da pessoa e o surgimento do Serpentário ou Ofiúro, novo signo surgido pelo deslocamento das estrelas (e consequentemente das constelações) na esfera celeste.
Fachada do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) - Campus Jaraguá do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário