quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Astrônomos identificam pela primeira vez a cor de um planeta fora do Sistema Solar



Como a Terra, o HD 189733b é azul, segundo dados do Hubble

exoplaneta
O HD 189733b é um dos exoplanetas mais estudados pelos pesquisadores. Agora eles sabem que ele é azul — como a Terra (NASA, ESA, M. Kornmesser)

Astrônomos usaram o telescópio espacial Hubble, da Nasa, para identificar, pela primeira vez, a cor de um planeta fora do Sistema Solar. O corpo escolhido foi o HD 189733b, localizado a 63 anos-luz – um dos exoplanetas mais próximos conhecidos pelos cientistas. Assim como a Terra, o HD 189733b é azul, segundo os pesquisadores.

Os astrônomos descobriram que, quando o planeta se esconde atrás da estrela — e a passagem de luz é bloqueada — há uma pequena mudança no padrão de ondas que chegam à Terra. “A luz vai se tornando menos brilhante no espectro azul, mas não no verde ou vermelho. Isso significa que o objeto que desapareceu era azul”, diz Frederic Pont, da Universidade de Exeter, na Inglaterra.

Segundo os cientistas, se o planeta pudesse ser observado diretamente, ele se pareceria com um ponto azulado, lembrando a Terra quando observada do espaço. As semelhanças, no entanto, terminam aí. Ao contrário da Terra, o tom azulado do HD 189733b não vem dos oceanos, mas de sua atmosfera turbulenta e tempestuosa. De dia, as temperaturas podem chegar a 1.000 graus Celsius, e de noite, a 800. A diferença de temperaturas faz com que fortes ventos percorram sua superfície a até 7.000 quilômetros por hora, carregando cortantes partículas de vidro, que refletem mais o azul do que o vermelho.

NASA, ESA, and G. Bacon (STScI)

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: The deep blue color of HD189733b: albedo measurements with HST/STIS at visible wavelengths

Onde foi divulgada: periódico Astrophysical Journal Letters

Quem fez: T. M. Evans, F. Pont, D. K. Sing, S. Aigrain, J. K. Barstow, J-M. D´esert, N. Gibson, K. Heng, H. A. Knutson e A. Lecavelier des Etangs

Instituição: Universidade de Exeter, na Inglaterra; entre outras

Dados de amostragem: Luz refletida pelo planeta HD 189733b conforme ele orbita em torno de sua estrela

Resultado: Os pesquisadores descobriram que o planeta teria uma cor azul, semelhante à da Terra
A órbita do HD 189733b é muito pequena, e a luz refletida em sua superfície é muito fraca. Para investigar sua coloração, os pesquisadores usaram o espectrógrafo do Hubble. O aparelho mediu as mudanças na luz refletida pelo planeta durante toda a sua órbita.

Acesse aqui o artigo original: http://www.spacetelescope.org/static/archives/releases/science_papers/heic1311.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário