Quatro planetas menores receberam nomes em homenagem a importantes cientistas chineses com a aprovação da União Astronômica Internacional (UAI).
"Receber essa grande honra é um estímulo enorme para nós. Embora já sejamos octogenários, trabalharemos duro pela inovação independente da China. Só assim poderemos fazer jus aos planetas acima de nós", disse Wu Mengchao, acadêmico da Academia Chinesa de Ciências (ACC) e um renomado especialista que estabeleceu um sistema exclusivo de cirurgias de fígado na China.
Wu fez as observações ao discursar na terça-feira em uma cerimônia de entrega de certificados realizada conjuntamente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China e a ACC.
O Planeta Menor nº 17606 foi batizado com o nome de Wu, segundo um relatório publicado pelo Centro de Planetas Menores (CPM) subordinado à UAI.
O Planeta Menor nº 48636 ganhou o nome de Huang Kun, ex-acadêmico da ACC, físico aclamado internacionalmente e um dos fundadores das indústrias da física de semicondutores e de circuitos de estado sólido do país. Huang morreu em 2005.
O Planeta Menor nº 90825 foi batizado em homenagem a Li Zhensheng, acadêmico da ACC e renomado especialista em cultivo de trigo que iniciou a ampla hibridação entre trigo comum e a espécie Thiponyrum ponticum.
Por último, o Planeta Menor nº 30991 recebeu o nome de Min Enze, acadêmico da ACC e da Academia Chinesa de Engenharia, e especialista em catalisadores petroquímicos.
Os quatro planetas menores foram descobertos em 28 de setembro de 1995 pelo Programa de Asteroides CCD Schmidt de Beijing no observatório de Xinglong, no nordeste da China.
Segundo as convenções internacionais, os descobridores de planetas menores que recebem confirmação do CPM têm o direito de nomear os novos planetas.
Por Xinhua
Nenhum comentário:
Postar um comentário