sábado, 12 de maio de 2012

Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) - 2012

Nesta sexta-feira, 11, foi realizado no Colégio Estadual Alcebíades Azeredo dos Santos a Olimpíada Brasileira de Astronomia, a OBA, que está na sua 15a. edição.

Agradeço aqui a participação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio e o apoio da equipe da escola para a realização da Olimpíada, nos turnos da manhã e tarde.

Cartaz da OBA 2012.

Alunos do turno da manhã na OBA.

Alunos do turno da manhã na OBA.
Alunos do turno da tarde na OBA.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Destaque para o blog no GaeA

O blog Clube de Astronomia - Colégio Alcebíades está presente na lista das Instituições Astronômicas do Brasil do GaeA - Grupo de Apoio a Eventos Astronômicos do Ceará.


Link: http://gaea-astronomia.blogspot.com.br/

sábado, 5 de maio de 2012

Super-Lua

O fenômeno da Super-Lua pode ser observado neste sábado. É um fenômeno que ocorre uma vez por ano, quando a Lua cruza a órbita terrestre e sempre é um belo espetáculo a ser visualizado. Segundo o Prof. Jorge Ducatti, do Departamento de Astronomia da UFRGS em entrevista à Rádio Gaúcha, a Lua estará 14% maior. Eis duas fotos, uma com a câmera no galileoscópio e outra direto com a câmera:


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Lançamento do foguete de sondagem FOG1KP

Acompanhe o vídeo que gravei do lançemento do foguete FOG1KP, contendo experimentos selecionados pelos grupos formados no EREA der Pinhais. A base do lançamento foi no "mapa" do Paraná, no Parque Newton Freire Maia.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=PZe2hIz2WDo

terça-feira, 1 de maio de 2012

26º EREA - dia 4 e último

Na segunda-feira ocorreram as últimas atividades do 26º EREA em Pinhais, Paraná. No primeiro momento, houve a visitação ao Miseu do Parque Newton Freire Maia nos seus mais diferentes ambientes e expreriências interativas. Sem dúvida, um local digno de ser verificado.

Em seguida, palestra sobre 'Introdução à carga útil de foguete de sondagem" com Oswaldo Loreda. O Brasl ança, em média 2 a 3 foguetes de sondagem, na Barreira do Inferno (RN). Os EUA, em cmparação, lançam em torno de 28 foguetes.

Além disto, o Brasil já possui foguete classificado como produto comercial. Basicamente, os objetivos deste tipo de lançamento são de pesquisa em situções de microgravidade, experiências científicas, monitoramento e resgate dos foguetes. O primeiro foguete de sondagem nacional foi lançado em 2007, o VSB 30 V4 Operação Cumã II, em parceria com a Argentina.

A seguir, os participantes foram divididos em grupos para prepararem experimentos para serem colocados no foguete a ser lançado pela equipe da empresa ACRUX Aerospace Technlogies, parceira do EREA de Pinhais. Amostras de formigas, creme dental, sangue, folhas e até memso chips de telefones celularrs foram aprsentados.

Depois do intervalo para o almoço, foi feito o lançamento de dois foguetes. O primeiro, menor, decolou mas não foi recuperado, mas observando seu deslocamento pode-se determinar as condições de deslocamento das massas de ar. O segundo, cercado pela espectativa do lançamento e das recuperação das experiências, foi ao ar, calcançando em torno de 600 metros, enfrentando uma aceleração de 20g (20 vezes o valor da gravidade, no valor de 9,81 m/s2).

Enquanto os vídeos do lançamento eram editados, foi realizada uma atividade prática sobre as órbitas dos planetas, com o Prof. Canalle, dismistificando os livros didáticos que em geral associam órbitas muito elipticas (excentricidade alta) para os deslocamentos dos corpos celestes. sabe-se que os planetas do sistema solar transladam em torno do Sol em órbitas quase circulares (baixa excentricidade).

Por fim, podemos ver os vídeos dos lançamentos, tanto dos paticipantes que cederam suas imagens como o que foi gravado por uma câmera acoplada ao foguete. Simplesmente espetaculares.

E assim chegou-se ao final de mais um EREA, a sua 26a, edição, com a participação pela primeira vez, de alunos, pais e professores de todas as regiões do país, a grande maioria hospedada no alojamento do parque, o que facilitou o congraçamento de todos e a formação de novas amizades e futuras parcerias. Mais uma vez, o evento foi marcante e organizado. E fica a expectativa do reencontro em futuros EREA's.

Pessoal na entrada do Parque, na espera do início das atividades.

Participantes esperando o lançamento dos foguetes.

Foguetes sendo preparados para o lançamento na estrutura que reproduz o mapa do Estado do Paraná.

Carga útil do foguete recuperada e amostras dos experimentos sendo retirada.