sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Reunião n°. 4

Nesta quarta (14), tivemos mais um encontro do Clube de Astronomia do Colégio Alcebíades. Onze alunos do Ensino Fundamental e Médio, dos turnos manhã e noite participaram, primeiramente, de um jogo estilo "caminhada" cujo percurso continha perguntas referentes à Astronomia. Depois, o grupo se dirigiu ao Laboratório de Informática, para das andamento à produção do material sobre o Sistema Solar.

Em breve fotos da reunião.

Até a próxima!

Prof. Alex

PS.: Próxima reunião: 28 de outubro, 14h

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O planeta em que chovem pedras

Astrônomos encontram planeta nem tão distante assim de nós (500 anos-luz) em que um lado é eternamente dia e outro eternamente noite. Na parte em que é dia sempre, a temperatura é tão alta que rochas vaporizam, se condensam na atmosfera e voltam a cair na forma sólida!

Mais detalhes aqui.

Terceira reunião

Foi realizada na tarde da última quarta-feira (30 de setembro), mais uma reunião do Clube de Astronomia do Colégio Alcebíades. Dez alunos do 1°. ao 3°. ano do Ensino Médio discutiram assuntos referentes aos calendários: origem, dias da semana, nomes dos dias, deuses pagãos e influência da Igreja Católica nos nomes dos dias da semana.

Foram produzidos relógios solares de garrafa PET. As bases para a construção foi obtida neste link. Os trabalhos estão expostos no Laboratório de Ciências da escola, esperando um dia de sol para que possam ser testados (isso se São Pedro permitir!).

A próxima reunião está marcada para o próximo dia 14 de outubro (quarta-feira), às 14 horas, no Laboratório de Ciências. Até lá!

Prof. Alex